top of page
Fique a Par:
Para refletir...

Ansiedade #setembroamarelo

  • Leila Leal
  • 11 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

Você lembra da última vez que ficou ansioso? Será que foi o dia do seu casamento? O primeiro dia no emprego novo? A espera por aquela viagem tão especial... Quem nunca teve esse tipo de ansiedade? Isso é normal e bom também. Assim como escrevi no post de ontem, nem toda tristeza é depressão e nem toda ansiedade é ruim.

O problema é quando essa ansiedade passa dos limites, se torna incontrolável, perturbadora e frequente. A sigla TAG se refere ao transtorno de ansiedade generalizada, a qual deve ser diagnosticada por profissional da área de saúde. Talvez isso seja uma novidade para você, mas não para muitos nesse país, segundo a OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo: 9,3% e quem lidera esse número são as mulheres.

Os sintomas são semelhantes aos da síndrome do pânico, do transtorno obsessivo-compulsivo e de outros tipos de ansiedade. Esses sintomas incluem preocupação constante, agitação e dificuldade de concentração e podem surgir em qualquer idade, por isso devemos ter atenção até com as crianças.

O tratamento pode incluir terapia e uso de medicamentos, porém é fundamental que quem sofre de transtorno de ansiedade generalizada ou mesmo uma ansiedade um pouco fora do normal, se ajude e para isso, segue algumas dicas:

1. Desligue-se. Eu imagino que sua vida seja bem corrida e por vezes estressante, por isso mesmo que precisa separar um tempo para se desconectar, pode ser uma caminhada ouvindo uma boa música no fone de ouvido, orar, tirar um cochilo, enfim, separe um tempo para uma faxina mental.

2. Alimente-se bem. A demanda de açúcar e alimentos industrializados não contribuem para uma boa disposição, pelo contrário nos deixam agitados e sempre querendo comer mais para manter a energia. O fato de nos alimentarmos bem, ajuda não somente o corpo, mas a mente, a sensação de saber que estamos comendo alimentos bons e nutritivos é ótima.

3. Tenha um hobby. O que você gosta de fazer? Ler um livro, assistir um filme, passear no shopping, andar de bicicleta, qual o seu hobby? Agora que respondeu essa pergunta, te faço outra: Com qual frequência faz o que gosta? Por mais que a vida seja cheia de atividades, é muito importante fazermos algo que gostamos, não espere ter tempo, faça esse tempo acontecer.

4. Pratique exercício. Para o bem da sua saúde física e mental, faça alguma atividade física, pode ser natação, academia, crossfit, pilates, caminhada, não sei o que te agrada, mas sei que praticar exercícios faz muito bem e muito importante também na luta contra a TAG.

Dizem que a ansiedade é excesso de futuro e concordo com a definição, às vezes perdemos coisas incríveis que estão acontecendo por estar com a cabeça lá na frente. Jesus disse: Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal (Mateus 6:34). Você não precisar chegar em um nível de transtorno de ansiedade generalizada para cuidar da sua mente e bem estar, mude sua rotina, seu modo de viver e pensar. Parece difícil, mas é totalmente possível.

Deus te abençoe e até o próximo post.

Comments


"A nossa atitude é a parte visível de nossa fé."

Helena Tannure

© 2023 por Recanto da Beleza. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page