Depressão #setembroamarelo
- Leila Leal
- 10 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para fazer um check-up é um hábito para muitas pessoas, se preocupar com a alimentação e exercícios físicos está em alta, mas e quanto a doenças emocionais e mentais?
Nunca se viu tantas pessoas sofrendo de doenças psicossomáticas e a depressão é crescente em todo mundo e também em nosso país. Segundo dados da OMS, a doença afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros. Isso requer nossa atenção tanto para com os outros como para conosco.
É necessário deixar bem claro que nem todo quadro de tristeza é depressão, todos nós passamos por momentos alegres e tristes, faz parte da vida e isso não quer dizer que esteja com depressão. Segundo o Hospital Israelita A. Einsten, depressão é um distúrbio mental caracterizado por depressão persistente ou perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia, ou seja, é a sensação persistente de tristeza ou perda de interesse a ponto de impedir de seguir a vida, rotina e atividades normais e comuns do dia a dia.
Os sintomas podem ser alterações no sono, apetite, nível baixo de energia, alteração na concentração, no comportamento diário ou baixa autoestima. E o pior, a depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas. Diante de tudo isso, quero que entenda que depressão não é frescura e precisa de tratamento, ajuda de um profissional, preferencialmente de um psicólogo.
Como farmacêutica, concordo plenamente que o uso de medicamentos se faz necessário quando realmente diagnosticado por um médico, porém essa é uma medida paliativa, ou seja, apenas por um período, a pessoa com depressão precisa buscar viver bem, mas não dopada. A dica que dou é encontrar o que está causando esse mal, trauma, sentimento de culpa, incapacidade, o que te deixa triste? Tendo a resposta para essa pergunta já se tem uma parte do caminho percorrido para vencer esse mal.
No post de ontem, escrevi sobre solidão e a importância de termos amigos, a pessoa que sofre de depressão precisa de amigos, se você está passando por isso, mesmo que não queira e esteja desanimado, para o seu próprio bem, busque estar perto de pessoas, elas nos fazem rir, interagir e ver a vida com outros olhos. Se gosta de animais, que tal arrumar um bichinho? Um cachorrinho, gato, chinchila, enfim, fica a seu critério. Faça um curso de algo diferente e que te chame a atenção. Saia de casa para tomar um sol, nem que for por 5 minutinhos na rua, no quintal.
Pode ser que você esteja sem ânimo para fazer essas sugestões que acabei de te dar, mas nem sempre devemos fazer o que queremos, mas o que é certo. Por isso se esforce para sair dessa, se ajude, se ame. E muita atenção ao que vou te dizer: A morte não é opção para você! Jamais!
Para finalizar, Jesus disse que veio ao mundo para que tenhamos vida e a tenhamos com abundância (João 10:10), se Ele que é dono de tudo e de todo o conhecimento disse com clareza que podemos viver uma vida mais que feliz, quem somos nós para duvidar? Deus tem cura para a depressão, eu creio, se você crer, deixa ele cuidar de você.
Um abraço e fique na paz do Senhor!

Comments