Entrevista com a Arquiteta Aline Dalaqua (parte 1)
- leilalealbarros
- 13 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
Quem diz que não precisa de um arquiteto é porque não entendeu o diferencial que esse profissional faz em uma obra. Quantos imóveis mal projetados, mal aproveitados, desproporcionais, alguns até oferecendo risco a quem mora e por vezes até para quem passa por perto, problemas que poderiam ser evitados com a presença de um arquiteto. Para entender melhor o papel desse profissional e esclarecer dúvidas comuns para muita gente, a querida arquiteta Aline Dalaqua nos concede essa ótima entrevista.

Aline Dalaqua
Leila: Grande parte das construções para fins residenciais são realizadas a partir da ideia do dono da obra ou mesmo do pedreiro e nem sempre são consultados especialistas como um engenheiro ou um arquiteto. Nesse sentido, qual a importância de contar com o auxílio desses profissionais?
Aline: A frase “Ninguém é insubstituível” não se encaixa aqui. Cada profissional é especializado em uma área e tem sua importância individualmente para o bom funcionamento de uma obra. Resumidamente o Arquiteto estuda para planejar o espaço como um todo de acordo com as necessidades dos usuários/dono e as leis e normas técnicas; o engenheiro aplica a parte estrutural ao projeto de acordo com os cálculos possíveis para tal, podendo se necessário alterar também o projeto e de igual modo com base nas leis e normas; o mestre de obras/pedreiro tem como dever entender tudo isso e tornar o desenho de papel, vida real de forma exata. Todos são importantes, cada um na sua área de atuação.
Leila: O arquiteto pode indicar lojas e prestadores de serviço, bem como calcular uma média dos gastos da obra?
Aline: Com certeza! Inclusive muitos arquitetos têm parcerias com lojas de móveis e construção, oferecendo assim um melhor custo/benefício a seus clientes.
E ele não pode calcular uma média de gastos e sim deve! É muito importante saber quanto seu cliente pode gastar, ainda antes de começar o projeto, para que o mesmo não fique demasiadamente caro ou barato.
Leila: Quais as dicas na escolha de um arquiteto?
Aline: Em minha opinião, a coisa mais importante a ser observada é se o profissional ouve o cliente e busca entender quais são as necessidades do mesmo, antes de querer mostrar suas ideias e padrões. Se seu arquiteto não te conhece/busca conhecer, provavelmente ele não vai projetar um ambiente para você e sua família e sim para ele mesmo.
Ver o portfólio e projetos já desenvolvidos pelo profissional é de extrema importância, assim como buscar referencias do mesmo com clientes antigos ou em páginas de reclamação na internet.
Leila: Quais os maiores erros que pessoas cometem que poderiam ter sido evitados se tivessem consultado um arquiteto?
Aline:
- Imóveis construídos em desacordo com a lei, causando assim irregularidade no imóvel e até mesmo embargo de obra; além de outras vertentes ruins como impossibilitar posterior venda do imóvel e afins;
- Uso exagerado de pilares e vigas causando assim gastos desnecessários com estrutura e ambientes com espaço reduzido e em contra partida o uso reduzido de pilares e vigas, causando assim desequilíbrio geral da estrutura, rachaduras na construção e até mesmo quedas de imóveis.
- Construções com medidas inapropriadas;
- Uso demasiado de corredores, perdendo assim muitos metros quadrados que poderiam ser utilizados em outros ambientes;
- Construções envoltas de mofo pelo fato de a construção não ter suas faces principais voltadas ao sol;
- Janelas e muros construídos erroneamente causando assim desconforto entre vizinhos; entre outros.
Quero agradecer a Aline por compartilhar do seu conhecimento e por ajudar tantas pessoas que irão ler essa entrevista! Obrigada Aline!
E não acaba por ai! Para nossa alegria, teremos mais uma entrevista com a Aline, ela irá explicar sobre tendências em decoração. A entrevista está cheia de dicas e fotos para todo mundo entender direitinho e mudar seu ambiente para melhor. Por isso fique ligadinho no Blog.
Um abraço e fique na paz do Senhor Jesus
Comments