Você é um workaholic?
- Leila Leal
- 9 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Desde que conheci esse termo, nunca mais esqueci porque ele simplesmente me confrontou. Se você não sabe o que é ser um workaholic, segue a definição:
WORKAHOLIC: Gíria em inglês que significa alguém viciado em trabalho; um trabalhador compulsivo e dependente do trabalho.
Não sei se é por causa do crescente desemprego, se é por amar o que faz, contas para pagar, coisas para comprar ou um senso de responsabilidade embutido desde cedo que faz com que pessoas se dediquem ao trabalho a ponto de viver para ele.
Pessoas que colocam o emprego no maior pedestal da vida, perdem a alegria do dia por causa de palavras ditas pelo "chefe", pessoas que perdem celebrações de casamentos, aniversários, refeição em família, para ficar trabalhando horas a mais.
Nunca se viu tantas pessoas depressivas e angustiadas, talvez porque a única coisa que conseguem pensar todos os dias são nas cobranças do emprego e a cara daquele supervisor, encarregado, líder, chefe, enfim, aquele simples semblante amedrontrador a ponto de te fuzilar com um simples olhar.
Na igreja isso também acontece, nunca se viu tantos pastores se suicidando. Jesus já havia alertado sobre isso em Lucas 10:38-42, onde narra a história de duas irmãs, uma na expectativa de ouvir Jesus e a outra preocupada com os afazeres da casa. Entendo a preocupação de Marta em fazer o serviço, porém estar com Jesus naquele momento era mais precioso. Jesus quer pessoas que se relacionem com ele e não workaholics.
Vai chegar um tempo na sua vida, se ele ainda não chegou, que vai perceber que o que realmente importa é estar com quem se ama, rir, relacionar-se, fazer algo que gosta. O emprego é de extrema importância e na própria Bíblia diz que devemos trabalhar para o homem com a mesma qualidade se estivéssemos fazendo algo para Ele, porém viver exclusivamente para o trabalho, não é o caminho ideal.
Se parar para pensar vai se lembrar de alguém que se dedicou anos ao trabalho e em um dia qualquer foi dispensado sem uma consideração ou reconhecimento por tanto esforço, lealdade e dedicação.
Já a família, os verdadeiros amigos, Jesus (o melhor amigo), esses permanecem.
Passe seu tempo com o que realmente importa e se desafie todos os dias ao sair da empresa ou terminar o trabalho do dia, tendo a consciência que o momento do trabalho acabou ali e ali ficaram as frustrações do dia, a mente cansada ou mesmo as expectativas de um projeto, porque existe uma outra parte do dia para você desfrutar.
E até para quem ama o que faz e tem o seu trabalho como a maior satisfação do dia, saiba também equilibrar as prioridades para dar atenção as demais áreas da vida.
Que o Senhor te abençoe e te ajude a organizar a sua vida a ponto de cumprir com o seu trabalho, mas também a aproveitar a vida que Ele te deu.
"... Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." João 10:10

Comentarios