Estamos em obras! Parte 1
- Leila Leal
- 22 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

Quem gosta de mexer com reforma? Eu não! Aquela sujeira toda, aquele quebra-quebra! Definitivamente eu não gosto de reformas, mas conheço alguém que não liga para isso, pelo menos é o que parece, porque ele preferiu deixar o conforto do palácio onde estava para ir a uma cidade destruída para colocar a mão na massa, seu nome é Neemias.
Neemias significa: Deus consola. Ele tinha a função de ser copeiro do rei Artarxerxes, um cargo muito importante, ele era a pessoa que provava o alimento antes do Rei (caso alguém tivesse a intenção de o envenenar). Neemias tinha acesso direto ao Rei e uma vida estável no palácio.
Tudo seguia bem até Neemias receber a visita de seu irmão Hanani, ele trouxe o relato da situação precária que Jerusalém estava passando. A cidade estava assolada, com seus muros derrubados e as portas queimadas. Neemias sentiu uma tristeza muito grande, chorou e jejuou! Aqui já aprendemos a primeira lição de Neemias:
Quanto tempo faz que você chorou com os que choram? Qual a última vez que você pensou na situação triste de uma pessoa, a ponto de parar o que estava fazendo para orar e jejuar por ela?
Temos uma facilidade muito grande de orar por nós mesmos, por nossas necessidades, por nossos projetos, mas e por aquele irmão que está doente, depressivo, pelos missionários, por aqueles que ainda não conhecem a Cristo. Nessa vida, precisamos entender que melhor que ter, é ser! Ser presente na vida de alguém, as coisas vão, as pessoas também e a oportunidade que você está tendo hoje pode não ter mais.
Neemias não somente orou, mas teve atitude! Deus preparou o momento em que o Rei ao observar o seu semblante triste, o questionou e Neemias não somente contou o que estava acontecendo, como pediu autorização para ir e reconstruir Jerusalém, além de autorização para levar madeiras. Aprendemos outra lição com Neemias:
Seja ousado! Se Deus te deu uma direção, não fique com medo ele é poderoso para te ajudar e realizar o que propôs em seu coração.
Deus te chamou talvez para pregar, cantar, fazer evangelismo na rua, teatro, cuidar das crianças no culto, sei lá! Mas você está com tanto medo que prefere ficar no seu canto. Eu acredito que Neemias não sabia detalhe por detalhe de como iria reconstruir a cidade, mas sabia que estava na direção de Deus isso lhe foi suficiente. Seja assim também!
Assim já aprendemos outra lição com a história de Neemias:
Não subestime os planos de Deus. Para muitos pode parecer loucura, mas Deus sempre sabe o que está fazendo.
Terão momentos em que você vai perguntar para Deus se é isso mesmo que Ele quer que você faça, porque vai parecer talvez um pouco estranho, mas se Deus disser: Sim, então vai! Ele se responsabiliza.
Pessoal, como temos mais algumas lições para aprender com Neemias e esse post já está extenso, essa semana ainda post a parte 2, ok?
Fique na paz do Senhor!
Comments