top of page
Fique a Par:
Para refletir...

Lições de uma mãe chamada: Joquebede

  • Leila Leal
  • 14 de mai. de 2017
  • 3 min de leitura

Para entender melhor a história de Joquebede, precisamos entender o contexto que ela está inserida.

Os israelitas iniciaram sua estadia no Egito a partir da intervenção de José naquele lugar, onde até então era um lugar favorável para se viver. A situação começou a ficar complicada, quando após a morte de José, o trono foi assumido por um outro Faraó (que diga-se de passagem, era macabro) e somado ao grande crescimento dos hebreus no Egito, Faraó cismou que os israelitas poderiam ter mais poder do que ele, sendo assim, iniciou-se a rivalidade de Faraó aos israelitas, tornando-os como escravos no Egito.

Apesar dos mau-tratos, o povo continuava a crescer, o Faraó então decide mandar as parteiras matarem os filhos meninos dos hebreus. As parteiras, tementes a Deus, decidem não cumprir com a ordem de Faraó. Ainda com medo do povo israelita, Faraó manda seus soldados matarem todos os meninos hebreus. Imagina o desespero de cada pai e de cada mãe.

Esse Faraó era tão ruim, que a ordem era para jogarem as crianças no rio para morrerem afogadas ou mortas por animais.

Essa definitivamente, não era uma época boa para engravidar e foi justo nessa época que Joquebede engravidou e deu a luz a um menino. Quando ela olhou para o menino e viu como era lindo (algo difícil de não acontecer, às vezes a criança nem é bonita, mas a mãe sempre acha a coisinha mais linda), sentiu que Deus tinha um propósito na vida daquela criança, sendo assim, arriscou sua própria vida, escondendo o menino consigo por três meses.

Quando não dava mais para esconder o menino, ela teve que tomar a dura decisão de deixá-lo ir. Ela não o entregou a Faraó, ela o entregou a Deus. Como assim? Ela pegou um cesto, impermeabilizou o com betume (essa era uma proteção contra líquidos, vazamentos), colocou seu filho nesse cesto e no rio o deixou, sua fé era que Deus daria um futuro, um caminho ao seu menino.

Sua filha vendo a situação do irmãozinho, ficou observando o que aconteceria e não é que o cesto foi parar na mão da filha de Faraó! Ela viu o cesto e ao olhar o menino, viu aquele rostinho lindo, sem demora a irmã do menino de pronto apareceu e perguntou se gostaria que arrumasse uma mãe hebreia para cuidar da criança. A filha de Faraó aceitou a proposta e quem surge em cena? Joquebede! A mãe do menino. A filha de Faraó pede para que ela cuide do menino e para isso, lhe pagaria um salário!

Olha como Deus é bom! Joquebede além de ter a possibilidade de permanecer com seu filho ainda ia poder receber um salário para isso!

Quando o menino cresceu, Joquebede levou o menino a filha de Faraó, que o deu o nome de MOISÉS! Porque das águas, o tinha tirado.

Mesmo Joquebede tendo que entregar seu filho a filha de Faraó, ela teve tempo para o ver crescer e lhe ensinar conceitos preciosos que só uma mãe pode passar e isso pode ser comprovado na pessoa que Moisés se tornou, um escolhido de Deus, um grande líder!

Assim como Joquebede, lute por seu filho, mesmo que o já tenham condenado, mesmo que muitos não acreditem. Não entregue seus sonhos, mesmo que já tenham dito que não há chance de se tornarem realidade. Se Deus te prometeu algo ele é fiel para cumprir! Mesmo que a situação esteja contrária, lute, persevere e não desista!

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

Observação: No texto eu escrevo algumas vezes: hebreus e outras vezes: israelitas, mas são o mesmo povo ;)

Comments


"A nossa atitude é a parte visível de nossa fé."

Helena Tannure

© 2023 por Recanto da Beleza. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page