top of page
Fique a Par:
Para refletir...

Entrevista com a nutricionista Elissandra Ferreira!

  • leilalealbarros
  • 23 de set. de 2016
  • 6 min de leitura

Foi-se o tempo em que as pessoas comiam sem pensar no amanhã. Atualmente há uma forte preocupação em analisar a qualidade do que se come. Palavras antes desconhecidas, hoje são bem populares: detox, reeducação alimentar, sal do Himalaia....

Para esclarecer as minhas dúvidas e acredito que as suas também, a nutricionista Elissandra Ferreira irá nos auxiliar, confira a entrevista:

Leila: Para quem quer emagrecer existem milhares de dietas na internet, algumas até bem radicais. Qual seria a melhor opção nesse caso, fazer uma dieta bem restritiva ou somente uma reeducação alimentar?

Elissandra: Na tentativa de redução de peso e controle da obesidade tem surgido nos últimos anos, uma vasta oferta de dietas milagrosas que prometem perda de peso rápido. O crescimento da obesidade é provocado por maus hábitos alimentares, aliado à busca de um corpo perfeito e a extrema urgência em atingir um ideal de magreza. Essa urgência instiga as pessoas a usarem métodos rápidos e fáceis, como as chamadas dietas da moda. A grande maioria das dietas da moda leva realmente a uma perda de peso em pouco tempo, o que pode ser vantajoso para algumas pessoas que querem resultados em curto prazo. No entanto, assim que são interrompidas provocam aumento ponderal, muitas vezes superando o peso anterior, o que leva ao desestímulo, pois é uma busca que nunca atinge seu objetivo. Dietas com restrição de nutrientes são difíceis de manter, além de causar uma série de efeitos colaterais. Uma reeducação alimentar é o segredo para um emagrecimento saudável. A reeducação alimentar é realizada somente com uma avaliação nutricional completa e um acompanhamento com um profissional especializado garantindo um resultado duradouro e saudável.

Leila: Há pessoas que acreditam que ficar horas sem se alimentar auxilia no processo de emagrecimento, isso pode ser considerado verdade?

Elissandra: Não é verdade! Muitos acham que ficar longos períodos sem comer ajuda no processo de emagrecimento. Muitas horas sem se alimentar faz com que o nosso corpo trabalhe de modo inteligente, ou seja, ele vai guardar gordura e funcionará de forma lenta, favorecendo a formação das famosas gordurinhas abdominal que incomoda muita gente. O jejum também promove uma espécie de estresse ao organismo, favorecendo o aumento de secreção de hormônio chamado Cortisol. Cortisol é um hormônio corticosteroide produzido pela glândula supra-renal que está envolvido na resposta ao estresse, o aumento dessa secreção resulta em diminuição do metabolismo, hipertensão, fadiga, queda de imunidade, hipoglicemia, queda de concentração, fraqueza, irritabilidade, distúrbio do sono, perda de massa muscular, aumento de peso entre outros malefícios, e compulsão por doces, massas e alimentos gordurosos. O ideal é fracionar as refeições de 3 em 3 horas dessa forma evita aqueles pratos exagerados com muita com muita comida evitando assim o excesso de fome e a compensação nas refeições seguintes. Nunca pule o café da manhã, pois seu organismo está vindo de um longo período de jejum, sem contar que é combustível para começar bem o dia, com mais disposição e energia. E lembre-se que os lanches entre as principais refeições deve ser composta por alimentos saudáveis e hipocalóricos.

Leila: Quais são os principais alimentos que não podem faltar na alimentação de crianças, mulheres e homens?

Elissandra: A pirâmide alimentar é um método usado para obtermos uma alimentação balanceada, e que apresente todos os tipos de nutrientes que necessitamos diariamente para promover a saúde. Está dividida em vários grupos e o espaço de cada um ocupa na pirâmide está associada à proporção que eles devem ser incluídos na nossa alimentação diária. Temos o grupo dos pães, arroz, cereais, tubérculos e raízes, esse é o maior grupo da pirâmide. Eles são muito importantes, pois fornecem energia para nosso organismo. Consumir preferencialmente na versão integral. O grupo das hortaliças e grupos das frutas. Esses alimentos são fontes de vitaminas, minerais e fibras importantíssimo para um bom funcionamento do nosso organismo. Temos o grupo das carnes e ovos e grupo das leguminosas. Esses alimentos são ricos em proteínas, nutrientes muito importantes, pois constrói e repara os tecidos do organismo. E por último temos o grupo dos óleos e gorduras e grupo dos açúcares, os alimentos desse grupo devem ser usados com moderação, pois são muito calóricos e pobre em nutrientes. O correto é ingerir todos os grupos alimentares, mas sem exagero. Lembre-se que uma alimentação equilibrada e saudável é muito importante para a conquista da qualidade de vida e longevidade.

Leila: Quais alimentos devemos evitar ao máximo?

Elissandra: Hoje a indústria alimentícia cresceu muito e ganha cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados e consequentemente acaba chegando em nossa casa. Esses alimentos escondem verdadeiras armadilhas para nosso organismo, causando uma série de malefícios para o nosso organismo. Vou falar de alguns deles! Alimentos açucarados como refrigerante, achocolatado, gelatina, suco de caixinha e suco em pó, entre outros. O sal de cozinha em excesso na alimentação torna-se um dos maiores perigos podendo causar retenção hídrica, aumento da pressão arterial, problema renal entre outros malefícios. Os famosos fastfood, por ser uma comida rápida, na pressa colocamos como opção na nossa alimentação, além do excesso de calorias ele é rico em gorduras saturadas e trans, sódio e açúcar. Quando consumido com frequência podem causar aumento do colesterol ruim (LDL), triglicerídeo, risco de obesidade e alterações na glicose sanguínea entre outros. O açúcar refinado é composto apenas por sacarose e não tem nenhum valor nutricional. É o que chamamos de calorias vazias, quando consumimos em excesso leva a descompensação no nosso organismo inclusive ganho de peso. Temos também os embutidos que são carnes processadas como o presunto, salame, mortadela, salsicha, linguiça entre outros, eles são ricos em conservantes químicos, como nitrito e nitrato de sódio tem um grande potencial cancerígeno, consumir com moderação. Temperos prontos que também são ricos em sódio e gorduras, prefira sempre temperos naturais como salsinha, cebolinha, manjericão, coentro, etc. Vamos fazer trocas inteligentes nosso organismo agradece.

Leila: Vivemos uma época em que as pessoas fazem mil coisas ao mesmo tempo e, por isso, não têm tempo de elaborar uma refeição saudável. Que dicas você daria?

Elissandra: A falta de tempo é um argumento muito citado pelas pessoas como justificativa para não se alimentar de forma saudável, mas tenho algumas dicas! Reserve um dia da semana para preparar seus alimentos. Ter um planejamento alimentar ajuda muito na busca de hábitos saudáveis. Faça uma lista de compras com os alimentos que serão preparados e consumidos ao longo da semana, pois garante que o cardápio planejado seja cumprido, evitando soluções menos saudáveis de última hora. Separe um dia para fazer a higienização dos legumes e verduras, guardar esses alimentos de forma correta preferencialmente em potes de vidro, o vidro é um material 100% inerte, que não altera o cheiro nem o sabor dos alimentos, além de não soltar nenhuma substância tóxica. Observar a temperatura ideal para conservação também é fundamental para evitar desperdício. Escolher versões integrais, cereais integrais, ao contrário dos refinados, são ricos em fibras e promovem uma maior saciedade. Para quem almoça fora de casa, que tal apostar nas famosas marmitas, além de serem mais econômicas do que comer na rua, são formas de assegurar um melhor preparo e os ingredientes utilizados. Prepare seu almoço ou jantar de um dia para o outro e armazene na geladeira, leve a marmita em sacolas térmicas. Cozinhar o próprio alimento é terapêutico! Use temperos naturais como salsinha, coentro, cebolinha, manjericão e alecrim, são saborosos ricos em antioxidante e diminuem a necessidade de adição de sal nas preparações, deixar as ervas limpas e prontas para o uso isso facilita muito no dia a dia e evita que elas estraguem.Prefira gorduras boas como linhaça, chia, azeite de oliva extra virgem, castanhas, amêndoas, abacate. Para lanches intermediários prefira sempre frutas.Boas escolhas alimentares garante uma qualidade de vida melhor sem problemas futuros!

Leila: Quantas refeições devemos fazer ao dia?

Elissandra: De 5 a 6 refeições diárias, sendo café da manhã, lanche intermediário, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Estabeleça horários fixos e com moderação, o tempo não deve ser menor de duas horas e nem maior que 4 horas. Com o fracionamento correto fica fácil driblar a balança e evitar beliscos diários que comprometam o peso adequado.

Leila: Qual é o momento certo para alguém procurar um nutricionista?

Elissandra: Não existe um momento certo. Nutrição não é só para emagrecer. Já é sabido que excesso de peso pode provocar o aparecimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares entre outras doenças. A nutrição é para todas as idades uma alimentação adequada traz benefícios para todos evitando problemas futuros. A alimentação não é apenas o combustível do nosso organismo, ela atuará na prevenção e cura de muitas doenças,Segundo Ministério da Saúde, aproximadamente 40% das doenças cardíacas, acidentes vasculares (AVCs) e diabetes tipo II, poderiam ser evitadas a partir de uma dieta saudável. Cada pessoa tem um objetivo ao procurar um nutricionista, seja por razões estéticas, obesidade, controle de doenças crônicas, acompanhamento de gravidez e até mesmo melhorar o desempenho esportivo, aumento de massa muscular, crianças mais saudáveis. Se você quer melhorar sua qualidade de vida e adequar uma dieta para sua faixa etária, perfil físico e preferências alimentares procure um nutricionista que irá lhe auxiliar a consumir e selecionar os alimentos necessários a seu organismo debilitado ou sadio!

Quero agradecer a nutricionista Elissandra Ferreira por passar informações tão importantes e esclarecedoras! É facilmente perceptível que além de ser uma pessoa maravilhosa é uma profissional muito dedicada e competente!

E para você que nunca passou com uma nutricionista, seja por falta de tempo ou outros fatores, tenho uma ótima notícia: A Elissandra faz atendimento domiciliar, isso mesmo, ela vai até a sua casa. Agora não há mais desculpas para se ter uma alimentação saudável.

Outra dica incrível é o instagram da Elissandra, ele é cheio de dicas!!! Siga lá: @nutrielissandra

Abraço a todos e fiquem na paz do Senhor!

Há!!!! Se gostou não esqueça de curtir e compartilhar!

Tchau!

Comments


"A nossa atitude é a parte visível de nossa fé."

Helena Tannure

© 2023 por Recanto da Beleza. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page