Entrevista com José Olívio - O vício do cigarro
- leilalealbarros
- 19 de jul. de 2016
- 3 min de leitura
No princípio Deus criou todas coisas e ao homem a primazia da criação, deu a seguinte ordenança:
"Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". Gn 1:26
Tudo ia bem até o pecado entrar na terra e se alastrar até hoje. O homem ao invés de dominar a terra é dominado por ela, uma simples planta (Cannabis sativa (maconha), Erythroxylon coca (crack), cana de açúcar (álcool), tabaco) faz com que homens percam a vida, famílias destruídas, doenças, muita dor e sofrimento.
Mas Deus em seu imenso amor sempre está pronto a nos perdoar e nos ajudar nos tropeços da vida. A entrevista de hoje é com alguém que admiro muito e que passou por algo semelhante ao que acabei de escrever, foram anos escravizado por um vício, mas um dia Deus colocou um ponto final em tudo isso e hoje o sr. José Olívio (ou Jota como o chamo) pode contar esse testemunho a você.

Leila: Jota, sei que você fumou por muitos anos, mas quantos foram realmente?
José Olívio: Eu fumei por aproximadamente 34 anos e eram de 2 a 3 maços de cigarro por dia, era uma coisa de doido.
Leila: O que fez você parar?
José Olívio: Eu sempre soube que aquilo era ruim, mas não conseguia largar. Na época eu não era cristão, mas comecei a assistir programas de televisão com mensagens bíblicas e comecei a gostar. Bem nesse período eu estava com problema de refluxo que nunca parava, um dia assistindo aqueles programas de televisão, disse para Deus: se o Senhor cura como mostra na TV, me cure desse refluxo e assim aconteceu, fui curado. Depois disso, cheguei a conclusão que se Deus me curou do refluxo
poderia também me libertar do cigarro e a partir disso, disse a Deus que se me libertasse desse vício todo o dinheiro gasto com maços de cigarros eu iria entregar na obra Dele.
Leila: Como foi esse processo?
José Olívio: Depois dessa conversa com Deus, um dia estava almoçando e como de costume, fumei um cigarro e fiquei o resto da tarde sem fumar nada (não porque estava tentando parar, mas porque não senti falta mesmo), quando chegou à noite, jantei, tomei um café e de novo como de costume, fui fumar, quando coloquei o cigarro na boca, senti Deus falando comigo: "Você dúvida da minha palavra?". Na hora, joguei o cigarro fora e nunca mais fumei na minha vida. Aquelas palavras para mim, foram a confirmação de que Deus é poderoso e podia sim me libertar do vício. Nunca tive uma recaída, nem falta do cigarro eu sentia, era como se nunca tivesse fumado.
Leila: Depois disso você continuou só assistindo os cultos pela televisão?
José Olívio: Não, assim que aconteceu isso eu procurei uma igreja e comecei a frequentar.
Leila: Qual mensagem você deixa para aqueles que fumam e querem se libertar do vício?
José Olívio: Largar um vício não é fácil, antes de acontecer tudo isso eu já tinha tentado parar. Uma vez eu joguei um maço de cigarro no quintal do vizinho e disse que nunca mais fumaria, passou um tempo, pulei o muro e fui buscar o maço de volta. Você que está preso em algum vício de cigarro ou qualquer outra coisa, quero te dizer que é possível sair dessa, mas sozinho é muito difícil, se não fosse Deus na minha vida acredito que estaria fumando até hoje ou já teria morrido. Fale com Deus que deseja largar isso, peça ajuda a Ele e faça sua parte, declare que não vai mexer com isso e fuja de coisas que te levam a alimentar esse vício. Que Deus abençoe sua vida!
Jota, quero te agradecer por compartilhar sua história, que Deus continue te abençoando e que esse testemunho seja um instrumento de Deus para que muitas pessoas sejam encorajadas a abandonar qualquer tipo de vício e se aproximar de Deus.
E para você que está lendo essa entrevista e que tem algum tipo de vício, oro para que seja liberto, Deus tem a saída e uma nova história para você. Seja determinado, não deixe isso te vencer, se aproxime de Deus e Ele certamente te ajudará.
Deus te abençoe!
Comentarios