top of page
Fique a Par:
Para refletir...

O verdadeiro significado da Páscoa.

  • leilalealbarros
  • 27 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Acredito que deve ter algum chocolate aí na sua casa, não é verdade? Páscoa é sempre associada aos ovos de chocolate, decoração de coelhos, até as crianças são fantasiadas de coelhinhos, o que é fofo, mas será que essa celebração se resume a isso? Posso te adiantar que não, e hoje você vai entender melhor o real significado da páscoa.

Você sabia que o termo páscoa, tem origem a aproximadamente 1.445 anos antes de Cristo?

E que além de bem antiga, tem tudo haver com a história de Moisés e os israelitas? Não lembra da história? É aquela que foi bem propagada nos últimos tempos no filme “Os dez mandamentos” e também em outro filme chamado Êxodo. Não assisti a todos, mas acredito que quem assistiu se deparou com as pragas lançadas ao Egito, já que Faraó não permitia a libertação dos israelitas que trabalhavam como escravos naquela terra.

Dentre todas, a última praga foi decisiva, a morte dos primogênitos, “E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.” (Êxodo 12.12).

Como os israelitas também moravam no Egito, o Senhor emitiu uma ordem específica a seu povo. A obediência a essa ordem traria a proteção divina a cada família dos hebreus com seus respectivos primogênitos. Cada família tomaria um cordeiro macho, de um ano de idade, sem defeito e o sacrificaria.

Os israelitas deviam aspergir parte do sangue do cordeiro sacrificado nas duas ombreiras e na verga da porta de cada casa. Quando o destruidor passasse por aquele lugar, ele não mataria os primogênitos daquela casa. Daí o termo Páscoa, do hebreu “pesah”, que significa “pular além da marca”, passar por cima”ou poupar.

Os filhos dos israelitas foram poupados, já dos Egípcios não. Em Êxodo capítulo 12, versículo 31, descreve que naquela mesma noite Faraó, permitiu que o povo de Deus partisse, encerrando assim, séculos de escravidão.

A partir daquele momento da história, os judeus celebrariam a Páscoa toda primavera, obedecendo as instruções divinas de que aquela celebração seria “estatuto perpétuo”. (Êxodo 12.14).

Assim como o todo poderoso libertou os hebreus da escravidão no Egito, Deus enviou seu Filho Jesus Cristo, para ser aquele cordeiro do sacrifício, derramando o seu sangue por nós, para que “todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo. 3:16). “Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificada por nós.” (1 Co 5.7). Sendo assim, lembremos, não somente nesta data, mas sempre, o verdadeiro significado da páscoa.

Em feriados, geralmente as famílias se reúnem, aproveite o momento para falar sobre isso e lembrar que a páscoa vai muito mais além do que o comércio expõe, mas um ato de amor e salvação através do sangue de Cristo.

Que Deus abençoe você e toda a sua família.

Comments


"A nossa atitude é a parte visível de nossa fé."

Helena Tannure

© 2023 por Recanto da Beleza. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page