Uma lição de amor - A história de Rute
- leilalealbarros
- 12 de mar. de 2016
- 3 min de leitura

O livro de Rute é um pequeno livro da Bíblia, apenas 4 capítulos, são linhas que narram uma linda história de dor e amor, submissão e o favor de Deus. Nele há um versículo muito conhecido e até muito usado nos convites de casamento:
“Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rute 1:16,17
Por mais que pareçam palavras de amor entre um casal apaixonado, essas são as palavras de uma nora para sua sogra, isso mesmo! Mas para entendermos melhor a história, vamos começar do começo.
A história começa com uma família completa, pai (Elimeleque), mãe (Noemi), filhos (Quiliom e Malom) e noras (Orfa e Rute), aos poucos a família vai se desfazendo, primeiro morre Elimeleque e depois os dois filhos, imagine a profunda tristeza de Noemi, além de viúva perdeu os dois filhos, restando-lhe somente as noras.
Nessa situação, Noemi decide voltar a sua terra, a cidade de Belém, aconselha as duas noras a voltarem para a casa de seus pais e reconstruírem suas vidas. Em meio as lágrimas, as duas noras, decidem partir com Noemi, mas depois de sua insistência, Orfa decide voltar a casa dos pais, mas Rute, determinada não abandona a sogra e segue viagem com ela.
Chegando em Belém, precisam buscar meios para se sustentarem, como Noemi já era uma senhora, Rute foi trabalhar nos campos colhendo espigas que caiam no chão. Rute não fazia corpo mole, trabalhava o dia todo, incansavelmente, isso chamou atenção dos homens que trabalhavam no campo inclusive de Boaz, que pediu aos segadores que propositalmente deixassem espigas ao chão, para que Rute tivesse uma boa colheita.
Boaz era um homem gentil que tempos atrás, ajudou Elimeleque e seus filhos. Boaz também era um parente próximo a Noemi e com isso podia ser o remidor, ou seja, aquele que teria o direito de resgatar o patrimônio hipotecado de Noemi.
A história de Noemi e Rute começou então a tomar outros rumos.
Passado um tempo, Noemi orientou Rute a ir encontrar Boaz, mas de uma forma diferente, pediu para que se deite aos pés de Boaz (isso naquela época e na circunstância que foi direcionada, não foi uma atitude indecente e errada).
Quando Boaz vê Rute e a mesma diz sobre ser seu remidor, Boaz surpreso e feliz, faz o possível para acertar a situação para se casar com Rute, porém ainda tinha algo a definir, ainda havia outro remidor mais chegado do que ele. Em conversa, essa situação foi resolvida e tudo se encaixou para que Rute e Boaz ficassem juntos.
Pode se dizer que Rute começou uma nova história em sua vida, fruto de submissão, amor e trabalho. Engravidou, teve um filho chamado Obede que gerou a Jessé e Jessé gerou a Davi, portanto Rute foi a bisavó de Davi, entrando assim para a linhagem messiânica.
O que mais chama atenção nessa história é que Rute optou pelos interesses da sogra ao invés de pensar em sua própria vida, trocou seus próprios interesses pelo do outro e automaticamente Deus cuidou da vida de Rute.
Às vezes achamos que ao ajudar o próximo, estamos perdendo em fazer algo para nós mesmos, mas nessa história fica nítido que Deus cuida dos seus filhos e a própria palavra do Senhor diz:
“Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” Salmos 51:17
Rute tinha um bom coração e boas atitudes, isso refletiu em bençãos da parte de Deus sobre sua vida. Que esse exemplo seja seguido por cada um de nós.
Deus te abençoe.
Comments