Entrevista com Pr. Humberto Aragão - Especial Aniversário do Blog
- leilalealbarros
- 3 de mar. de 2016
- 5 min de leitura

Se você não conhece o Pastor Humberto Aragão, hoje você vai ter a incrível oportunidade de conhecer um pouco sobre esse grande homem de Deus. Seu trabalho missionário é lindo e admirável. Um dos marcos dessa caminhada foi quando mesmo sem falar inglês, se atreveu diante do chamado do Senhor a embarcar em um navio missionário que viajaria mundo a fora levando a palavra do Senhor. Desde então, continua realizando o trabalho missionário mais especificamente com os dalits na Índia. Leia a entrevista e após veja os contatos, para você também se envolver com esse lindo trabalho de amor.
1. Para começarmos peço que conte um pouco sobre a sua história missionária.
Pr. Humberto: Comecei minha carreira missionária através de uma igreja que se preocupava com missões. Não apenas os adultos, mas as crianças, adolescentes e jovens estavam plenamente engajados com a informação e tarefa missionária. Lembro-me que cantávamos cânticos que enfatizavam a Missão de Deus através da Igreja. Sempre soube que missões é tarefa primordial da igreja, pois nos céus não haverá missões, só adoração. E por isso, a missão de Deus será para esse mundo e por ser um mundo com começo e fim, um dia a missão terminará e apenas adoração restará. Por isso, quando apareceu o navio Doulos no Brasil em 1979, senti o desejo legítimo de me envolver com este ministério. Amigos e igreja me ajudaram no sustento e me fui. Fiquei no navio até 1982, quando voltei ao Brasil e iniciei estudos no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil - no Rio de Janeiro. Após ter terminado o seminário, fui para a Índia onde por 1 ano fiz pesquisa de campo para saber como um missionário em situação de risco se mantém na obra. Foi uma experiência fantástica, onde aprendi a conviver em culturas diferentes a minha e fazer com que minha vida tivesse sentido.
2. Vale a pena atender ao chamado, a vocação para enfrentar tantos desafios?
Pr. Humberto: Vale muito a pena atender o chamado. Creio que preciso ser muito corajoso para não atender a voz do Senhor. Desde o dia que deixei o Brasil, continuo "Indo" Mt 28:18-20, e o prazer de ser moldado a imagem de Cristo e ser luz e sal na sociedade onde ele me coloca, tem sido inigualável a qualquer outra profissão ou carreira.
3. Qual foi o momento mais marcante em todos esses anos fazendo missões?
Pr. Humberto: Quando Deus me levou a pregar pela primeira vez em uma situação muito arriscada e para uma audiência nas Ilhas dos Açores. Havia me preparado para pregar a convite do capitão do navio Doulos em uma prisão onde ele daria um testemunho e em seguida, eu pregaria. Na hora de pregar, coloquei a mão no bolso para pegar o esboço e não estava. Comecei a suar pois sabia que sem o esboço seria que praticamente impossível. Bem, Deus me usou de forma maravilhosa e dos 23 prisioneiros, 20 demonstraram interesse por Cristo e isso me mostrou que Deus pode usar qualquer pessoa, até mesmo sem esboço para Sua Gloria.
4. Qual foi sua maior dificuldade na obra missionária?
Pr. Humberto: Minha maior dificuldade tem sido ver muita gente disposta a ir, mas sem os recursos necessários para o ministério que o Senhor lhes tem chamado.
5. Conte-nos sobre algo engraçado que ocorreu no campo missionário.
Pr. Humberto: Uma coisa engraçada foi o dia em que pisei em excremento de cachorro na porta de uma igreja no Chile, onde teria que pregar, mas... não havia percebido. Quando o pastor me viu chegar na porta, me pediu que fosse a frente e me assentasse consigo na plataforma. Fui, sem perceber que meus sapatos estavam abraçados por aquela coisa marrom e fedida. Ao chegar a frente, sentei-me e cruzei as pernas e vi que o cheiro era terrível e que meus sapatos estavam abraçados por este negócio. Foi um fiasco e tive que abandonar o culto para limpar meus pés.
6. O pastor é casado com a missionária Silvia (aproveito para mencionar que é uma mulher linda e muito querida) e também um filho, como fazer a obra missionária em família?
Pr. Humberto: Na verdade Leila, seria impossível fazer o que tenho feito ate aqui sem a ajuda de minha pequena família. Minha esposa me dá a liberdade e confiança para fazer o ministério que Deus quer que faça. Temos sido uma equipe que vamos onde Deus nos mande. Temos ido a Índia, Europa e EUA para ministérios e sustento de obreiros na obra missionária.
7. Muitas pessoas sentem o chamado missionário, porém não sabem como proceder, muitos pensam que é pegar um avião e ir para África, outros, irem para o nordeste, norte, sudeste... mas como o pastor define missões? São lugares específicos ou são formas específicas, como: o sopão na madrugada, visita em hospitais e etc?
Pr. Humberto: Eu defino missões assim: Missões começa onde você esta e termina onde Deus quiser. Missões não e um programa da igreja, mas sim... a própria igreja em marcha no serviço do Senhor. Missões é o encontro do Senhor Jesus Cristo através de Sua Igreja com o estado miserável em que esse mundo se encontra. Você e eu somos chamados para sermos "Discípulos" e não outra vocação qualquer dentro de quatro paredes. O discipulado é o fundamento para meu crescimento e vocação. Conforme vou andando e aprendendo de Cristo, vou mudando no intelecto e atitudes e o resultado será parecer-me mais e mais com Cristo e isso será a nossa obra missionária.
8. Ainda nesse contexto, o que é uma igreja missionária?
Pr. Humberto: A igreja missionária apenas entrega a oferta missionária para alguém, a Igreja missional, cumpre a missão de Deus a partir do local onde esta, até onde Deus alargue seus olhos. Dizendo isso, quero enfatizar o aspecto de que o único chamado para a Igreja, é fazer discípulos, e não fazermos lideres, etc.. Aliás um bom seminário sobre como se tornar um servo, seria de suma necessidade em nossos dias.
9. Compartilhe sobre o projeto que o pastor está desenvolvendo e como as pessoas que querem participar, de alguma forma, podem proceder.
Pr. Humberto: Estou participando na Redenção e Libertação do Povo Dalit da Índia. São pessoas que são totalmente excluídas da sociedade. Não possuem dinheiro sequer para tomar um triciclo para irem de um lugar para o outro. São excluídos e intocáveis.
10. E para finalizarmos peço que o pastor deixe uma mensagem a pessoa que está lendo essa entrevista.
Pr. Humberto: Minha mensagem é que você reflita que na Onisciência de Deus, Ele te escolheu e não você o escolheu. Quando Deus nos escolhe, ele nos capacita a sermos aquilo que ele quer, e não aquilo que acho que sou. Ele tem desejos e metas a cumprir que tem a ver com Seus planos eternos, edificados com Cristo para cumprimento no período da Igreja do Senhor. Portanto, não há outro plano. O plano é a igreja.
Quero agradecer ao Pastor Humberto Aragão por compartilhar suas experiências e conhecimento, com certeza muitos ficarão edificados e tocados por Deus para fazer mais pela causa de Cristo.
O Pastor Humberto todo ano faz viagens a Índia e você também pode ir ou pode ajudar financeiramente esse ministério. Abaixo está o link do Facebook do Pastor Humberto e também o site do trabalho missionário na Índia.
Quero pedir algo a vocês, compartilhem essa entrevista para que mais pessoas sejam edificadas, basta clicar no item acima escrito: share
https://www.facebook.com/humberto.aragao?fref=ts
http://www.dfnbrasil.org/
Muito obrigada por estar aqui, fique na paz do Senhor!!!
Comments