top of page
Fique a Par:
Para refletir...

Alimentação Saudável

  • leilalealbarros
  • 29 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura

Desde criança e até hoje meus pais sempre dizem para comer legumes, verduras e frutas. E não é que deu certo! Eu amo todos os tipos de legumes e verduras populares e comuns em nossa região (Sampa City), porém confesso que sou um pouco devagar para frutas.

Nesse post vou colocar benefícios de alguns desses alimentos, às vezes ignorados por muitos, mas que tem grande potencial para a nossa saúde.

Antes de tudo quero lembrá-los que não sou nutricionista, as informações que vou passar para vocês são resultado de meu conhecimento prévio por também atuar na área da saúde e também por consulta a literaturas, ok? Então vamos lá!

Brocólis:

Essa mini arvorezinha além de ser uma delícia, é um ótimo alimento para quem sofre de insuficiência cardíaca, obesidade, diabetes e afecções cancerosas. Eu cozinho essas belezuras no vapor para tentar preservar ao máximo suas propriedades.

Beterraba:

Quem nunca foi obrigado a tomar suco de beterraba com laranja??? Eu sim e não foram poucas vezes. Se você acha que seus pais eram doidos por fazer você tomar aquele suco, você está enganado! Essa combinação funciona sim! Um dos benefícios da beterraba é a função antianêmica. A beterraba possui ferro e vitamina C (que ajuda na absorção desse mineral). Segundo estudos, o ideal é tomar o suco (entre 50ml a 100ml) feito na hora, antes das refeições, duas vezes ao dia. A beterraba também é ótima para quem sofre de gota, aumento de ácido úrico e também auxilia a reduzir o nível de colesterol.

Limão:

É azedinho, mas muito útil, olha seus efeitos sobre o sangue:

- Antianêmico: aumenta a absorção de ferro;

- Fluidificante: evita a trombose

- Depurativo: Facilita a eliminação das substâncias tóxicas.

Diante de tudo isso, ele é bom para quem tem anemia, afecções circulatórias, excesso de ácido úrico, cálculos renais, infecções (por conter bastante vitamina C, aumenta as defesas do organismo e o prepara para lutar contra as infecções).

Alface:

Essas folhinhas verdes têm ações muito boas que você nem imagina, olha só:

- Transtornos funcionais do sistema nervoso: ou seja, são ótimas para pessoas nervosas, estressadas, com tensão psíquica e ansiedade. Por isso minha amiga e meu amigo, se você anda estressado, ansioso, doido, borá comer alface!!!

- Insônia: Se você sofre desse mal, coma um prato de alface antes de dormir.

- Transtornos digestivos: facilita a digestão;

- Prisão de ventre: boa para pessoas “ressecadas”.

- Obesidade: o alface produz sensação de saciedade e fornece poucas calorias;

E para fechar, é um dos alimentos mais pobres em carboidratos, por isso os diabéticos podem comer a vontade.

Especial de Natal

Sim, o Natal está chegando e nessa época costumamos ver alguns alimentos que não são tão comuns durante o ano, são eles: Castanha do Pará, Nozes e Ameixas.

Castanha do Pará:

Rica em proteínas, vitamina E e em minerais. São recomendadas em caso de transtornos nervosos, como irritabilidade, depressão, perda de memória e falta de concentração ou rendimento intelectual. Agora vai a dica do ano: “Pessoas que estão tentando parar de fumar, podem incluir as Castanhas do Pará em sua dieta, pelo efeito favorável da vitamina B1 sobre o sistema nervoso.”

Nozes:

Reduz o nível de colesterol e intervém na formação do tecido nervoso e na produção de anticorpos. Evita a formação de trombos dentro dos vasos sanguíneos e diminui os processos inflamatórios.

Anota essa: À medida que aumenta o consumo de nozes e outras frutas secas, diminui o risco de sofrer enfarte do miocárdio. O consumo de pão integral em vez de branco também protege o coração e reduz o risco de enfarte.

Ameixas:

São ótimas para:

- Prisão de ventre: As ameixas são laxantes naturais.

- Atuam no excesso de colesterol.

- Afecções crônicas (em casos de arteriosclerose, excesso de ácido úrico, gota, afecções degenerativas das articulações (reumatismo e artrose) e hepatopatias (problemas no fígado - hepatite crônica, cirrose...). Em todos esses casos convém acrescentar ameixas frescas ou secas no desjejum diário.

Existem muitos outros alimentos que são ótimos para consumo e que podemos tentar incluir em nossa alimentação. Se você faz uso de medicamentos para tratar alguma doença citada nesse post, não pare de tomar a medicação achando que somente a fruta, legume ou a verdura irá resolver, ok?

Espero que esse post sirva de estímulo para uma mudança alimentar.

Um grande beijo, fiquem na paz do Senhor e tchau!

Comments


"A nossa atitude é a parte visível de nossa fé."

Helena Tannure

© 2023 por Recanto da Beleza. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page