top of page
Fique a Par:
Para refletir...

Atitude de Ana

  • leilalealbarros
  • 3 de jun. de 2015
  • 3 min de leitura

Quantas Anas você conhece? Ana Paula, Ana Cláudia, Ana Carolina, Ana Gabriele... Muitas né? Mas a Ana da história de hoje é muito especial, alías as Anas de hoje provavelmente herdaram o nome dessa famosa Ana da Bíblia.

A história de Ana é muito conhecida, muito mesmo! Mas se você não conhece não precisa ficar frustrado! Tudo começa no livro de I Samuel 1, onde há o relato de um homem chamado Elcana que tinha 2 mulheres (sim!!! Ele tinha duas mulheres, mas não se apavore naquela época era permitido) uma chamava Penina e a outra.... Ana.

Penina tinha filhos mas Ana não e isso era terrível, porque naquela época uma mulher que não gerava filhos era algo vergonhoso, devido a isso Ana sofria demais e para piorar, Penina irritava Ana dia após dia, imagine a cena:

Ana vivia dias em profunda tristeza até que a um dia tudo mudou!!!! Ana engravidou????? Calma, ainda não, siga a história....

Como de costume, anualmente Elcana e sua família subiam a Siló sacrificar e adorar a Deus e lá, Ana não aguentando de tanto sofrimento vai ao templo e se derrama em lágrimas ao Senhor expondo tudo o que estava sentindo. Nesse momento faço uma pausa pela boa atitude de Ana, ela desabafou com a pessoa certa, amigos são benção e necessários, mas o melhor amigo é o nosso Deus!

Continuando... O sacerdote Eli ao ver Ana naquela situação achou que ela estava bêbada, porém depois de tudo resolvido, o sacerdote Eli entendeu o que ocorria e deu uma palavra de ânimo a Ana: "Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste." I Sm 1:17

A Bíblia relata que após isso, o semblante de Ana já não era mais o mesmo, ela estava alegre!!! inclusive ao sair do templo ela foi até comer um lanchinho!!! Mas o que realmente me chama atenção e quero compartilhar nessa matéria é que Ana se alegrou mesmo com todos os problemas que tinha ao entrar no templo, ou seja, Penina ainda estava lá, Ana ainda não estava grávida....porque Ana se alegrou?

Ana se alegrou porque entregou a Deus todos os seus problemas e em um ato de fé acreditou que Deus é poderoso para resolver cada um deles. Ana não viu anjo, não apareceu luzes, visões e etc, ela orou e ouviu uma palavra vindo da parte de Deus, engraçado, quantas vezes vamos ao culto adorar a Deus, ouvimos uma palavra poderosa mas saímos da mesma forma... E aí, você realmente acredita em Deus? Então porque o semblante triste? Porque tanta reclamação?

Fica a pergunta: Como você lida com os problemas?

Tem pessoas que estão (como dizem) na prova e além de ficarem em profunda tristeza passam o dia todo reclamando de tudo e de todos, onde além de perder o dia que lhe foi dado, tira a paz dos que estão ao lado.

Ana nos deu um grande exemplo de como proceder enquanto a vitória não vem.

Essa é uma meta que tento estabelecer na minha vida, tentar não perder a alegria em meio aos problemas, diante do mal humor das pessoas, do acúmulo de tarefas, da intolerância de muitos, da falta de compreensão, do mal julgamento, enfim... ser feliz mesmo passando pelo deserto é algo somente para os fortes! Aqueles que estão alicerçados em Cristo.

Que essa também seja a meta para sua vida, se alegrar nos momentos difíceis, crendo que Deus é contigo e que tudo coopera para o nosso bem (mesmo não parecendo)!

Fiquem na paz, um ótimo final de semana!!!!


Comments


"A nossa atitude é a parte visível de nossa fé."

Helena Tannure

© 2023 por Recanto da Beleza. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page